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Pesquisa revela o que mais chateia os jovens no trabalho

A dificuldade de lidar com colegas de trabalho foi o principal fator de dificuldade apontado por milhares de jovens que participaram de uma pesquisa do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios. A pergunta feita no levantamento foi: “Hoje, o que mais te chateia no trabalho?”. Para 72,55% dos entrevistados, ou 29.789, o pior é “estar ao lado de pessoas reclamonas”. Outros 2,16% (886) afirmaram ser irritante “lidar com quem tem bom-humor constante”.

A pesquisa foi realizada em outubro com 41.058 jovens, entre 15 e 26 anos, em todo o Brasil. “Nesse estudo é possível ver o quanto as relações humanas vivenciadas no ambiente organizacional podem sensibilizar o bem-estar e satisfação do colaborador”, explica a analista de treinamento, Jéssica Alves.

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(FOTO: Freepik)

Por isso, o ideal é observar de maneira consciente as atitudes e impulsionar comportamentos positivos. “Nem tudo funciona de acordo com as expectativas criadas. O indicado é estabelecer com a gestão uma relação positiva e aberta”, explica a especialista.
Assim, será mais fácil solucionar problemas, bem como expor ao colega o quanto ele pode ser inconveniente em algumas ocasiões. Além disso, é válido lembrar: ninguém é feliz o tempo todo, mas o entusiasmo é uma ferramenta muito útil para proporcionar bom rendimento.

Já para 12,36% (5.076) o obstáculo é “ter prazos curtos e viver sobre pressão”, enquanto para 12,21% (5.014) é “fazer sempre as mesmas coisas”. “É necessário adaptar-se a rotinas e também a mudanças rápidas trazidas pela globalização”, enfatiza Jéssica. Já para as organizações, o segredo é despertar em seu quadro de funcionários a visão de quais resultados serão agregados ao mundo como um todo, por meio das atividades desempenhadas. “Isso brilha aos olhos dos colaboradores”, indica.

Por fim, 0,71% (293) enfatizaram o quanto é péssimo “serem obrigados a cumprir regras e horários”. “Então, as normas existem para garantir uma convivência saudável e respeitosa entre todos os envolvidos, assim como para proporcionar ao cliente final a entrega de serviços e produtos eficazes”, ressalta a especialista.

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